top of page

LEIAM MULHERES

renataklein

Certa vez, estávamos participando de um evento de empreendedorismo feminino e algo nos chamou bastante atenção 🕵


Antes de contar o que foi, é importante dizer que todas as iniciativas de apoiar mulheres são válidas, que estes espaços precisam ser criados e que essas redes de apoio fazem toda a diferença se quisermos mudar o cenário.


Porém, é nas pequenas coisas que percebemos o quanto o machismo está enraizado em todos, inclusive em nós, mulheres: era um evento para mulheres, com público 100% feminino, com palestrantes mulheres... mas... TODAS AS REFERÊNCIAS LITERÁRIAS ERAM HOMENS.


Frases de impacto, autores considerados "gurus", "guias de cabeceira"... todos HOMENS. Talvez por nós já estarmos nessa caminhada há bastante tempo, essa situação nos saltou aos olhos muita rapidamente. Talvez a maioria das presentes no evento nem se deu conta.


- "Ah, gurias, mas vocês estão querendo problematizar?" Sim! Mas é por uma boa causa: sempre que a gente problematiza algo, abrimos espaço para reflexões que ainda não foram feitas!


- "Não podemos ter autores homens como referência?" Claro que sim! Nós mesmas temos vários, inclusive o Tiago Mattos, que é nosso ídolo desde o início da Trampolim.


Será que não seria interessante que mais autoras mulheres fossem lidas e reconhecidas? Se o empreendedorismo feminino tem suas particularidades, será que não seria benéfico lermos mais mulheres que falem de negócios, termos mais nomes de mulheres circulando como referência em eventos?


Além da provocação e da reflexão, deixamos aqui algumas dicas de leituras de excelentes autoras mulheres:


📖 Girl Boss - Sophia Amoruso

📖 Lugar de mulher é onde ela quiser - Patricia Lages

📖 Elas Empreendedoras - Andréa e Bruna Villas Boas

📖 Manual da CEO - As Estratégias Essenciais Das Mulheres Bem-sucedidas - Sharon Hadary e Laura Henderson


LEIAM MULHERES! 🧡



 
 
 

Comments


  • Whatsapp
bottom of page