top of page

Exemplos de planejamento da vida cotidiana

Se tu nunca planejou e/ou nunca sentiu na pele as consequências da falta dele no teu negócio, pode ser que fique difícil imaginar a diferença que ele faz.


Para te ajudar a visualizar, vamos exemplificar com situações da vida cotidiana!

VIAGEM DE FÉRIAS

Alguém sai para uma viagem de férias sem saber pra onde ir? A não ser que tu seja adepta do mood "sem lenço e sem documento", não!


A gente pesquisa o lugar, os passeios, os preços, a hospedagem, o transporte, o tempo de deslocamento entre os locais...


Pra quê? Pra poupar dinheiro, pra ganhar tempo, pra garantir que tudo saia da melhor forma possível.


COZINHAR UM PRATO DIFERENTE

Se tu vai cozinhar uma receita que tu nunca fez, tu sai abrindo os armários e colocando as coisas nas panelas? Provavelmente, não. Imagina começar a receita e perceber que faltam 4 ingredientes. Tem que parar tudo e correr pro supermercado.


Normalmente a gente confere se tem tudo que precisa (ingredientes e utensílios), às vezes procura um vídeo pra entender melhor...


Pra quê? Pra poupar dinheiro, pra ganhar tempo, pra garantir que tudo saia da melhor forma possível.


CONSTRUIR UMA CASA

Alguém constrói uma casa sem ter um projeto ou uma planta, mesmo que seja simples? Buscamos alguém com experiência, caso não sejamos da área, pra fazer o projeto, calcular os custos, tomar as medidas burocráticas e de segurança necessárias...


Pra quê? Pra poupar dinheiro, pra ganhar tempo, pra garantir que tudo saia da melhor forma possível.


Agora nos responde: faz sentido partir pra execução de algo na tua empresa sem a mínima estrutura, correndo o risco de perder dinheiro, tempo, dar tudo errado e te fazer sentir frustrada e incapaz? Esperamos que mentalmente tu tenha respondido um não bem grande!


Óbvio que não! Mas, então, por que nosso automático é sair fazendo, sem planejar nada?

Resposta: PORQUE NINGUÉM NOS ENSINOU!


É isso! Não é culpa tua! Não nos ensinam na escola, dependendo da graduação, também não. E, caso tu não tenha trabalhado em áreas de gestão, no trabalho provavelmente tu também não aprendeu.


Mas, como EMPREENDEDORAS ADULTAS que somos agora, é nossa responsabilidade BUSCAR APRENDER. Concorda?


“Se eu tivesse oito horas para derrubar uma árvore, passaria seis afiando meu machado." (Abraham Lincoln)

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page