top of page

É um negócio ou é um hobby?

Muitos pequenos negócios nascem de um hobby - e o meu primeiro negócio nasceu assim.

Passei por episódios de crises de ansiedade e comecei a fazer terapia, meu psicólogo sugeriu que eu tivesse um hobby para relaxar. Na época, eu me interessei por artesanato em caixinhas de mdf, me divertia muito, sem pretensão de ganhar dinheiro com aquilo.


Os amigos começaram a ver, gostar e querer encomendar. E eu comecei a gostar muito de ter uma atividade que me dava prazer e um dinheirinho, ao mesmo tempo.


Isso me estimulou, comecei a criar peças personalizadas com foto, descobri uma plataforma de artesãos onde se podia criar uma loja online (era o Elo7 que recém estava começando) e coloquei minhas coisas pra vender lá.


Fui aperfeiçoando minhas técnicas, aprendendo a tirar fotos melhores, as vendas foram aumentando. Quando vi, toda semana eu tinha encomendas que iam pra vários estados do Brasil. A cada evolução, eu ia inventando coisas praquele hobby ficar mais parecido com uma empresa: criei planilhas de custos dos produtos, pedi pra uma colega de agência fazer um logo e aprendi como enviar e-mail marketing por uma plataforma gratuita.


Daí cheguei no meu limite operacional: eu trabalhava de dia no meu emprego, de noite tinha faculdade e entrava a madrugada fazendo as encomendas. Comecei a ficar muito cansada, dormir pouco e já não estava conseguindo fazer nada direito. Naquela época, minha escolha foi ficar com o meu emprego fixo, que pagava minhas contas e minha faculdade.


💡 Vocês perceberam exatamente o momento que esse hobby virou um negócio? Quando eu comecei a TRATAR ELE COMO UMA EMPRESA, mesmo que eu fosse sozinha, sem CNPJ, trabalhando de casa. Criei controles, rotina, organização, com objetivo de trazer mais clientes.


Contei essa história pra te fazer refletir: teu projeto, teu pequeno negócio, tem ganhado atenção de hobby ou de empresa? É importante pensar nisso se tu quiser viver dele (ganhar dinheiro e ser feliz empreendendo).


Beijos, Raquel


2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page